Você está em: Início > Atividades na Educação Infantil


Escrito por:

Brincadeira de Criança
Como isto Reflete na Vida Adulta?

Você sabia que as brincadeiras são a principal ferramenta da natureza para ajudar as crianças a desenvolverem idéias sobre o mundo? Brincar permite que as crianças construam habilidades necessárias para o pensamento crítico e liderança, bem como aprimorar a capacidade de resolver problemas e conflitos, tornando as crianças mais confiantes sobre a sua capacidade de aprender.

A brincadeira se desenvolve com o uso da imaginação e da criatividade - duas importantes ferramentas usadas nos níveis mais elevados do raciocínio humano e fundamentais para o desenvolvimento social e emocional.

Como as brincadeiras contribuem para o sucesso escolar

Os peritos estão descobrindo mais e mais como o brincar das crianças pode influenciar na aprendizagem e no desenvolvimento social, ajudando-as a ter sucesso na escola e na vida. Por exemplo, a brincadeira ajuda as crianças a aprenderem a pensar abstratamente, observando as coisas de outra perspectiva. Brincar também está ligado à alfabetização precoce, raciocínio matemático e resolução de problemas. Veja alguns exemplos a seguir:

Usando uma coisa para representar outra

Através da brincadeira, as crianças aprendem a usar sua imaginação para representar objetos, pessoas e idéias. Por exemplo, uma criança pega uma banana, encosta na orelha como se fosse um telefone, e diz: "Oi".

Se as crianças podem usar uma coisa para representar outra coisa, é mais fácil para elas entenderem que as letras representam sons e que números representam quantidades. E mais tarde elas serão capazes de usar sua imaginação para visualizar os eventos históricos ou idéias científicas.

Contando histórias ou fazendo vozes

Através da brincadeira, as crianças desenvolvem suas habilidades em usar a comunicação para contar e compreender histórias. Por exemplo, uma criança brincando de fazer seu bichinho de pelúcia "falar".

Habilidades de linguagem oral e narrativa são os elementos fundamentais da leitura e da escrita, bem como temas de estudos sociais e ciências.

Experimentando coisas

As crianças ao brincar com materiais como blocos, argila, areia e água estão desenvolvendo habilidades de lógica e fazendo experiências com causa e efeito, estão aprendendo também a contagem e triagem de coisas a fim de resolver problemas.

A prática da experimentação, observando e comparando formas, tamanhos e quantidades é a base para a compreensão da matemática e da ciência.

Desenvolvendo as habilidades sociais

Através da brincadeira, as crianças desenvolvem a capacidade de estabelecer relações com outras crianças. Quando elas compartilham brinquedos entre si e brincam juntas, elas aprendem a cooperar, a expor idéias, a lidar com a frustração e a ter empatia.

Muitos estudos mostraram que crianças com boas habilidades sociais são melhores na escola e menos propensas a ter comportamentos perigosos quando adolescentes.


Comentários

mão cheia de bonequinhos

Inspirando a Criatividade

Brincar desenvolve a criatividade e a imaginação. Descubra como isto prepara seus filhos para a vida adulta.